Terapia de Família e Casal

“A terapia familiar auxilia nos processos de mudança da unidade familiar e sua interação sistêmica. Ajuda a capacitar a família para romper com os padrões usuais, bem como a desenvolver habilidades práticas.” – Andrade e Sadock

“A formação do casal é uma fase de enamoramento que cada pessoas está interessada em descobrir o que o outro tem para oferecer e atender seus desejos e necessidades, e não como realmente é.” – Ramos

O que é Terapia de Família e Casal, por que fazer e quando fazer?

A psicóloga especialista em terapia de casal é uma agente facilitadora do diálogo das questões individuais que comprometem a harmonia e objetivos conjugais.

Ao buscar atendimento profissional, o casal ou a família terá a oportunidade de criar  um ambiente favorável que proporcione a compreensão dos fatores estressantes que geram os conflitos relacionais, trabalhando melhores atitudes e ações de enfrentamento das diferenças.

A reflexão envolve os motivos que levaram à deterioração do relacionamento devendo o apoio profissional ser procurado sempre que o relacionamento passar por períodos de stress e afastamento, discussões por motivos fúteis, exigências descabidas, impaciência, conflitos sexuais, competição, etc. O ideal é não deixar o relacionamento se deteriorar para um caminho sem volta.

Havendo resistência de um parceiro em ir à terapia recomenda-se o diálogo. A terapia é de casal e deve ser trabalhada a dois. Há sigilo ético-profissional da psicóloga especialista, que tem a função de acolher visões distintas e ainda abordar outros ângulos das questões colocadas. Da mesma forma acontece a terapia de família.

Mas, a Terapia de Casal é para separar?

Procurar terapia é um sinal que que o casal quer permanecer junto, corrigir os erros, melhorar o relacionamento e perceber dentro de si a maturidade necessária para o enfrentamento das questões estressoras. No entanto, cabe às pessoas e não ao terapeuta decidir o que é melhor para elas.

Quais os objetivos de uma terapia de casal e de família e quanto tempo dura?

O objetivo principal é favorecer o relacionamento conjugal, mas depende de cada casal, do comprometimento de cada um, sendo que geralmente, os resultados são positivos.

Na Terapia de Família, um dos objetivos é a comunicação, fator estressante no meio familiar. Cada família tem um propósito ao procurar terapia e a demanda será atendida.

As sessões de casal e família são marcadas a cada quinze dias (raros casos semanais), depois espaçando para sessões mensais, de acordo com o progresso do casal, podendo chegar de 06 a 08 meses de duração.

Marcar consulta

Marque sua consulta presencial ou online por aqui.

Carregando ...