Terapia Sexual Individual e de Casal

“A união conjugal pode tornar-se uma experiência difícil quando os conflitos naturais de um relacionamento íntimo não são superados, somando desencontros e suas consequências, sendo o comprometimento da vida sexual uma das consequências mais traumáticas.” – Fleury e Abdo

O que é Terapia Sexual Individual e de Casal?

A Terapia Sexual trabalha questões sexuais independentemente de gênero e se utiliza de técnicas específicas para tratar de disfunções relacionados ao sexo. Não é muito diferente da terapia individual, mas seu foco está em lidar com questões direcionadas a sexualidade, de maneira ética, por isso a indicação de especialista no assunto.

Em relacionamentos de longa duração a satisfação sexual pode sofrer uma redução após um período de convivência. Nos casos em que há comprometimento do vínculo conjugal e consequentemente da satisfação sexual, indica-se a terapia sexual de casal ou individual.

A terapia sexual é focada nas questões relacionadas à falta de desejo sexual ou excesso de impulso, ejaculação precoce ou retardada, disfunção erétil (ejaculação precoce), vaginismo, anorgasmia, BDSM, entre outros. Em alguns casos, é necessário descartar a parte fisiológica e será feito encaminhamento para o médico responsável.

Por que fazer terapia sexual individual ou de casal? O terapeuta examina a pessoa?

Constatado sofrimento no relacionamento sexual deve-se discutir a questão sem tabus e preconceitos, buscando ajuda especializada de médicos e psicólogos especialistas. A terapia sexual individual ou de casal aborda questões emocionais e sexuais ligadas a relacionamentos, forma e funcionamento do corpo, desejos e diálogos.

A psicóloga com especialização sexualidade jamais irá tocar o cliente. Durante o atendimento psicoterápico a profissional percebe se precisa fazer encaminhamentos médicos. Somente o médico pode examinar, receitar medicamentos e pedir exames.

Quais os objetivos de uma terapia sexual individual e de casal?

Abrir oportunidade para o diálogo da sexualidade. Investigar fatores que levam à falta de sintonia sexual. Análise dos temas estressantes, aspectos sensíveis, comportamentos e reações que prejudicam o relacionamento.

As questões são abordadas em um ambiente seguro, encorajando o casal a expressar com honestidade suas aflições, agregando ao relacionamento valores positivos no enfrentamento conjunto da crise e solidificando a confiança e o respeito mútuo.

Quanto tempo dura a terapia sexual de casal?

As sessões de terapia de sexual de casal duram em média 1h20, sendo realizada a cada 15 dias, aumentando o espaçamento de tempo, sendo mais ou menos, de 6 a 8 meses o processo.  O tempo da terapia individual varia de acordo com a demanda de cada cliente.

Marcar consulta

Marque sua consulta presencial ou online por aqui.

Carregando ...